domingo, 7 de junho de 2009


Atividade física - Dicas para evitar o sedentarismo
Por Nuno Cobra


É impressionante o efeito da atividade física na nossa saúde física, mental e emocional! É de tal grandeza e de tal importância, que chega a ser uma responsabilidade primária o homem voltar à sua natureza de animal do movimento que ele é. Não podemos esquecer que nossos antepassados caminharam sobre a superfície da terra, geneticamente falando, durante milhões de anos, sendo assim, a atividade física está incrustada em nosso ser, ela está inserida no contexto de nossa vida, com tal força e tal maneira imperiosa, que se nós não realizarmos esse movimento que hoje tem que ser feito de forma mais artificial, nós vamos acabar adquirindo um desequilíbrio no nosso organismo, e isso vai promover uma enfermidade.

Com exceção das doenças hereditárias e congênitas, as outras não existem, elas foram adquiridas através do desprezo pelo seu corpo, da falta de atividade física sistemática e agradável, a falta do sono reparador, a falta da respiração satisfatória, do relaxamento e meditação.

Com a falta da atividade física, a circulação sanguínea vai emperrando, ocorre à diminuição da luz do vaso, que é o calibre das artérias, arteríolas, capilares, a ventilação pulmonar fica deficiente.

Devemos lembrar que queiramos ou não, somos um animal do movimento e que não existe idade, em qualquer época você pode iniciar uma caminhada. Para que ela seja benéfica, não seja agressiva, procure estar atento ao seu momento cardiovascular, no início, ela tem que ser lenta para depois ir adquirindo uma marcha, tudo isso de forma absolutamente natural, leve, gradativa, sem agressão.

Lembre-se que não é uma questão de gostar ou não, é uma questão de fazer, de se impor para que se possa ter uma vida plena, tendo mais energia, disposição e vitalidade.

A atividade física nos eleva espiritualmente, nos promove um contato muito íntimo com nós mesmos, e principalmente com a natureza, ela traz ao homem mais segurança, mais confiança, melhora todos os processos metabólicos, de captação de mais energia dos alimentos, sua absorção e digestão, aumenta as glândulas sudoríparas que irão desintoxicar nosso organismo, etc. Os benefícios são incontáveis e incomensuráveis!

Dicas para deixar o sedentarismo:

Pratique o exercício cardiovascular quatro vezes por semana. O bom é fazer dois dias seguidos, descansar um e em seguida fazer os outros dois. É o que chamamos de esquema 2 X 1.
De 20 a 30 minutos, você passa a não ser mais sedentário.

Use roupas claras e leves de algodão, a pele tem que estar em contato com o ar atmosférico. Isto num clima ameno.

Use um bom tênis com um bom solado para amortecer o impacto. Opte por um modelo básico, já que os modelos mais sofisticados não justificam o preço.

A atividade poderá ser feita a qualquer hora. Dê preferência para as primeiras horas da manhã, porque o trabalho oferece mais energia, revitaliza o organismo e te coloca mais apto para as funções do dia a dia. Evite a prática após as 19 horas, pois é inadequado lançar na sua corrente circulatória tantos estimulantes. A noite é para o repouso.

Evite ler livro ou ver TV durante o exercício. O mais importante é estar conectado com você. Este trabalho físico tem que ter repercussões mentais, espirituais e emocionais. É um momento muito importante de meditação ativa (pausa ou repouso mental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar.